Idéia gelada

Humm! Sorvete no verão é uma delícia, mas você sabia que ele foi inventado em períodos muito, muito frios? Pois é, foram os chineses que tiveram essa maravilhosa idéia quando misturaram neve com frutas e mel há mais de 3.000 anos.

E foi graças ao general Alexandre, O Grande, rei da Macedônia, que o sorvete deixou de ser um "privilégio" dos orientais: foi ele quem levou a novidade aos europeus.

Já os brasileiros só sentiram o gostinho doce e gelado em 1834, quando dois comerciantes compraram mais de 200 toneladas de gelo de um navio norte-americano e misturaram com frutas.

Por falar nos EUA, eles são os maiores devoradores de sorvete do mundo! Cada norte-americano toma, mais ou menos, 22 litros de sorvete por ano. O australiano é o segundo do ranking: 17 litros por ano. Apesar do calorão que faz no Brasil, nós estamos em 13º, com 3 litros por ano.


Refresque-se

Sol, praia e água-de-côco... Quer coisa melhor? E você sabia que esse côco verdinho cheio de água é o mesmo côco marrom que fornece aquela parte branca que a gente come? "Ué, e o que acontece com a água?" A água, rica em minerais e vitaminas, é o alimento da polpa (a parte branquinha). Quanto menos polpa, mais água.

Com o passar dos meses, a polpa molinha vai endurecendo e a quantidade de água diminui. Quando o côco finalmente amadurece, por volta de um ano de idade, a polpa fica bem grossa e a casca fica marrom.

E de onde vem o côco? "Ah, isso é fácil! O côco vem daquelas praias paradisíacas do Nordeste." Que nada! O côco foi "importado" pelos portugueses em 1553, na época da colonização. Ninguém sabe de onde ele é, mas acredita-se que ele tenha vindo da Ásia.

Essa conversa deu até sede!!!


Pingado na medida certa

Se você gosta de um cafezinho com leite (também conhecido como pingado), não abuse! Segundo especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, até os 15 anos, você pode tomar, no máximo, 4 xícaras pequenas de café com leite por dia.

Seu irmão e seu pai também são loucos por um café puro? Pois diga a eles que 8 xícaras pequenas de café por dia é o máximo para quem tem de 15 a 60 anos. Já o vovô acima dos 60 anos pode tomar até 4 xicarazinhas. Não se esqueça de que o cafezinho é para ser tomado de manhã ou à tarde, pois à noite ele pode dificultar o sono.

E tem mais: as bolhinhas do café fervendo podem dizer como será o tempo! Antes de colocar o leite, dê uma espiada no café: se as bolhas flutuarem para o centro do copo, a pressão atmosférica está alta e pode esperar: tempo bom à vista!!!


Hora do lanchinho!

Hot-dog, ou cachorro-quente, não é uma das coisas mais saudáveis que existem, mas que é bom... ah, isso é! E você sabe como surgiu esse sanduíche?

Lá nos EUA, em 1904, durante a Feira de Compras da Louisiana, na cidade de St. Louis, um comerciante chamado Anton Feuchtwanger (nominho complicado…) vendia umas salsichas para lá de quentes e picantes. E o que ele fazia para vendê-las? Emprestava luvinhas brancas para seus fregueses não se queimarem. Resultado: as pessoas roubavam as luvas na cara dura!

Nesse passo o negócio não iria dar certo nunca e o "salsicheiro" resolveu pedir ajuda ao seu cunhado, que era padeiro. O cunhado desenvolveu um tipo de pão em que coubesse a salsicha e foi aí que surgiu o hot-dog que conhecemos hoje.

Os americanos gostaram tanto da invenção que são eles os maiores consumidores de hot-dog do mundo. Acredite se quiser, mas são 20 bilhões por ano só nos EUA!!! Durante o campeonato americano de beisebol, eles comem 26 milhões de hot-dogs. Cada americano come, em média, 60 desses lanchinhos calóricos por ano. Nem pense em seguir o exemplo deles…


Não ao "toucinho"!

Para aqueles que são fãs do "toucinho" do porco: melhor maneirar... Isso porque é nessa região que está 70% da gordura total do porquinho. Sem a pele, a carne suína tem pouco teor de gordura. No interior dos músculos, a quantidade de gordura é igual à da carne do frango!

O colesterol é um tipo de gordura que temos em todas as células do corpo. Se não tomarmos cuidado com a alimentação, o colesterol pode "engrossar" e entupir nossas artérias, causando doenças graves.

A carne do porco tem 65% de gordura insaturada (que melhora o colesterol no sangue) e 35% de gordura saturada (que aumenta o colesterol "ruim").

A carne de porco também é rica em cálcio, fósforo, zinco, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, como a tiamina, riboflavina, B-6 e B-12. De 1.800 calorias que uma pessoa consome normalmente por dia, 30% (540cal ou 60g) são de gordura (lipídios). Não parece, mas ela é importante para o funcionamento do nosso organismo.

De qualquer maneira, a melhor opção são os alimentos que possuem gordura insaturada, como o peixe e os vegetais. Tanto a carne do porco como a do boi e a do frango possuem altos índices de gordura saturada. E você não quer ter problemas de colesterol antes do tempo, não é?




Voltar


Alimentação

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB