Quem negocia as ações e os títulos mobiliários é a Bolsa de Valores! Serve como um canal entre as empresas e o público que compra as ações (chamados de acionistas). Com a função de registrar, orientar e fiscalizar é a Bolsa que informa os balanços e perspectivas do mercado.
A primeira Bolsa de Valores do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, durante o século XIX e buscavam vendedores e compradores de moedas, mercadorias e metais nobres. Com o crescimento econômico da cidade de São Paulo, foi criada a Bovespa, hoje, a mais importante Bolsa de Valores da América Latina.
A Bovespa é uma entidade formada pelas corretoras de valores e promove diversas negociações em ações e títulos. O local onde os operadores executam as ordens de compra e venda das ações é chamado de pregão. Até o dia 3 de outubro de 2005, era o lugar mais barulhento da Bolsa, chamado de pregão viva-voz, pois os funcionários falavam bem alto e ao mesmo tempo em vários telefones, gesticulando bastante. A partir desta data, a Bovespa saiu na frente e passou a realizar o pregão eletrônico: garantindo mais agilidade, mais segurança e maior abrangência de negócios, sem contar que facilita a compra e venda de ações de qualquer lugar do mundo por meio da internet!
Para uma empresa ter suas ações negociadas no mercado, é preciso ter um registro de Companhia Aberta, concedido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O lançamento das ações por oferta pública (para serem vendidas para a população em geral) deve ser autorizado pela CVM.
A Bovespa abriu o antigo salão do pregão viva-voz para visitação! Você também pode fazer um tour virtual pelo Espaço BOVESPA clicando neste link:
http://www.bovespa.com.br/InstSites/NovoPregao/
Agora chegou a sua vez de decidir...
|