Você gosta de arroz? Todo brasileiro gosta e compra um saco de arroz por semana nos supermercados.
Para atender a essa demanda, os produtores se preocupam em plantar todos os anos, toneladas de grãos do produto, mas às vezes vem uma onda de frio ou uma praga que infesta a lavoura ou uma chuva muito forte que alaga determinada região e aí a produção cai.
O que vai acontecer?
As feiras e os supermercados começam a receber menos sacos de arroz, só que as pessoas continuam querendo comprar a mesma quantidade.
O mercado, então, regula o preço. E quem quiser levar o produto vai der que pagar um pouco mais, afinal, não tem para todo mundo!
Daí aumenta uma semana, depois aumenta na outra, e na outra. Isso é uma correção de preços. Esse aumento que persiste é chamado de inflação.
Esse termo é usado quando existe um aumento constante nos preços dos produtos e dos serviços oferecidos no comércio.
Para calcular a inflação é preciso analisar uma série de produtos adquiridos pelas famílias, de acordo com o tempo (a cada semana ou a cada mês) e de acordo com a renda.
Quando os preços dos produtos aumentam, as pessoas então passam a comprar menos coisas com a mesma quantidade de dinheiro, ou seja, a população perde o poder de adquirir os produtos (poder aquisitivo). E o que você acha que acontece agora?
As empresas acabam vendendo menos, e os lucros são menores. Mas, como ninguém gosta de ter menos dinheiro no bolso (ou em caixa), as empresas solucionam esse problema assim: reduzem os gastos cortando as despesas em geral... inclusive até parte de seus funcionários e isso com certeza reflete em outras áreas do mercado financeiro.
Agora vamos ver o que significa taxa de juros!
|