Você está pensando que para fazer uma estrada é só sair pilotando uma máquina cuspidora de asfalto, contornando os morros? E depois botar um pedágio em cima?

Ah, não é bem assim!

1ª Etapa: o lugar da rodovia

É o maior trabalhão construir uma nova estrada. Em primeiro lugar, é preciso escolher o lugar! Depois de traçar o caminho no mapa, uma equipe de técnicos vai marcar o local, para as obras acertarem direitinho onde colocar o asfalto.

2ª Etapa: estrada retinha

Depois, é preciso que a estrada fique bem reta: ela não pode subir e descer colinas todo o tempo, nem contornar todas as elevações. Assim, a estrada ficaria com muitas curvas e ladeiras, provocaria mais acidentes, e daria o maior enjôo em todo mundo que estivesse viajando por ela!

Então, o que se faz é tirar terra de alguns morros, para eles ficarem mais baixos, e colocar em algumas depressões, para elas ficarem mais altas. Assim, a terra fica mais plana... Isto é o que se chama de "fazer a terraplanagem".

Para o solo ficar bem firme, são usadas rolos compressores. Parecem tratores que amassam a terra, para que ela fique bem compacta.

3ª etapa: a "cama" da estrada

Ah, agora é só jogar o asfalto... Não! É preciso fazer uma "cama" para a estrada se deitar bem firme. São colocadas várias camadas de materiais resistentes, formando uma base plana e muito sólida.

4ª Etapa: pavimentação

Sobre esta "cama", coloca-se uma mistura de asfalto e piche. O asfalto serve para o carro rodar sem trepidação. O piche serve para colar o asfalto na "cama", e para que as águas das chuvas não a desmanchem.

E mais uma vez os rolos compressores são chamados para aplainar (tornar plano) o caminho.

5ª Etapa: viajar!

Pronto! Agora podemos rodar na estrada, e conhecer lugares que não conhecíamos, visitar a vovó, os primos, os tios...

Aperte os cintos e vamos embora, conhecer a Jóia da Serra do Japi!


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