RádioKids Clique aqui
para ouvir
esta página
na RádioKids!

Nem sempre o povo brasileiro pôde escolher seus governantes ou teve todos os direitos que tem hoje. Isso só foi alcançado com muito esforço e reformas das Constituições. Vamos ver algumas delas.

Com a Constituição de 1891, o governo passou a ser presidencialista; a de 1934 tornou lei o salário mínimo e o voto feminino, entre outras coisas; a de 1937 se concentrou nas leis trabalhistas, porém todo o poder estava na mão do governo, que tirou os direitos dos cidadãos, inclusive o de escolher seu presidente.

A Constituição de 1946 garantiu novamente o direito do voto, e o povo teve a opção de escolher o sistema de governo: o presidencialismo. Porém, em 1964, tudo foi por água abaixo de novo. Tiraram dos cidadãos seu direito mais importante, o de votar.

Depois veio a Constituição de 1967, que sofreu várias alterações, de acordo com a vontade do governo, pois o povo não podia abrir o bico para reclamar. Mas a democracia acabou vencendo e esse tipo de governo acabou. Ufa!

Finalmente, chegamos à Constituição Federal de 1988, que é a atual. Ela foi reformadíssima e garante que ninguém seja um fora-da-lei, inclusive os governantes.

E sabe o que ela diz logo de cara? "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos da Constituição".

Então, como já sabemos, o poder do povo é a democracia. Para que ela seja um show de bola precisa de sua parceira inseparável: a cidadania. Precisamos saber direitinho como praticá-la. Vamos lá!

 



Cidadania

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB