MAS...O QUE É QUE ELES QUERIAM?

Para começo de conversa, eles queriam a independência do Brasil. E não era só isso: eles também queriam que o Brasil passasse a ser uma república, com a capital em uma cidade mineira chamada São João Del Rei. E até já sabiam como seria a bandeira da república: branca, com um triângulo vermelho no centro e com uma frase em latim: Libertas Quae Sera Tamen, que quer dizer "liberdade ainda que tardia". Parece familiar? É que essa é a atual bandeira do estado de Minas Gerais!

Outra idéia desse "grupo de rebeldes" era desenvolver indústrias no país, para que o Brasil não dependesse mais dos produtos europeus. Também queriam criar uma universidade em Vila Rica (na época, o Brasil não tinha nenhuma), estabelecer o serviço militar obrigatório, estimular a natalidade...


Mas, essas idéias todas parecem boas! Onde estão as tais "idéias não tão justas"? Bom, o fato é que, como representante da elite, esse grupo estava mais preocupado em cuidar dos interesses...da elite, é claro!

A essa altura do campeonato, o Brasil ainda era um país escravista, (a Lei Áurea só foi assinada em 1888, quase um século depois) e os escravos pertenciam a quem? À elite, que não estava nada interessada em acabar com essa mamata. Ou seja, apesar de ser favorável a liberdade, esse pessoal não pensou em acabar com a escravidão, um dos maiores males do Brasil na época.

Apesar dessas contradições, eles seguiram em frente, continuaram a se reunir, e decidiram que o dia ideal para começar a revolta seria...o dia da cobrança da derrama! Ficou tudo acertado, e provavelmente teria mesmo dado certo, se não fosse por um pequeno detalhe...

 

Anterior

Próxima

 



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB