Havia no Maranhão dois grupos: os que apoiavam as decisões conservadoras do governo imperial e aqueles que eram contra elas e queriam liberdade. Em 1838, estes dois grupos iniciaram uma das lutas mais sangrentas do Brasil. Mas a briga foi tão grande (havia proprietários de terra, escravos, comerciantes...) que saiu do controle e de repente os motivos dos combates eram outros: escravos revoltados com suas condições de vida, brancos e mulatos numa guerra racial.


O mulato Manuel dos Anjos Ferreira foi o balaio (artesão de balaios) mais famoso desta revolta e entrou na briga dizendo que o Império queria mesmo exterminar todos os mulatos. A história pegou fogo, negros e escravos tomavam conta da Balaiada.
Foi quando o coronel Luís Alves de Lima e Silva trouxe uma tropa imperial para o Maranhão e venceu os Balaios em 1841.


Ufa! Com tanta confusão no Brasil, apressaram logo a maioridade (que normalmente se dá aos 18 anos) de Pedrinho...


Nove anos depois de seu pai voltar para terras portuguesas, ele assumiu o trono e tornou-se d. Pedro II, nosso segundo imperador, em junho de 1840. Mais um reinado para o Brasil. Mas, dessa vez, o imperador do Brasil era um brasileiro... de apenas 15 anos de idade!


Enquanto o Segundo Império se aproximava com todo este zum-zum-zum pelo país, uma coisa ia muito bem, obrigado! Era a plantação de café!



Anterior

Próxima



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB