REVOLUÇÃO QUE NÃO ACABA MAIS

O período da Regência foi como dois parênteses entre o Primeiro Reinado, de d. Pedro I, e o Segundo Reinado, de seu rebento d. Pedro II. Foi um dos períodos mais agitados da nossa história! Muitas rebeliões pipocaram nas províncias, por todo o Brasil. Elas queriam poder governar de acordo com sua vontade, e não depender da província mais poderosa, que era a do Rio de Janeiro, onde ficava nossa capital.

Algumas províncias queriam até se separar do Brasil e proclamar a República. Mas acabaram sendo reprimidas (por isso é que não existem vários "Brasis"). No Pará, estourou a Cabanada, em 1833. No Rio Grande do Sul, a Farroupilha, em 1835. Dois anos depois, em 1837, era a vez da Sabinada, na Bahia. E no ano seguinte, em 1838, veio a Balaiada, no Maranhão. Com tanta confusão, apressaram logo a maioridade (que normalmente se dá aos 18 anos) de Pedrinho...

Nove anos depois de seu pai voltar para terras portuguesas, ele assumiu o trono e tornou-se d. Pedro II, nosso segundo imperador, em junho de 1840. Mais um reinado para o Brasil. Mas, dessa vez, o imperador do Brasil era um brasileiro... de apenas 15 anos de idade!

Apesar dos credores, uma cultura iria revolucinar as coisas por aqui. Graças ao café, o Brasil começou a prosperar de verdade!

Voltar

 


Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB