Dia 22 de janeiro de 1808 a Corte Portuguesa (36 navios cheios de nobres, soldados, toda a família Real, todo o tesouro real, móveis, roupas, animais, alimentos, mais de 60 mil livros...) mudou-se para cá, para o Rio de Janeiro. Eles estavam fugindo de Napoleão Bonaparte.

Com esta chegada “Real”, tudo mudou no Brasil. Os novos portugueses tomaram os postos de trabalho das pessoas que já moravam aqui e, para poder sustentar a Corte Portuguesa, os impostos aumentaram ainda mais. 

Em Pernambuco, esse “novo” poder foi a gota d’água. Os pernambucanos já queriam a independência e viviam se reunindo em lugares secretos, discutindo idéias e aumentando cada vez mais a vontade de ver sua região livre.

Tudo parecia normal. Mas em 1817, o governador de Pernambuco resolveu prender algumas pessoas que pareciam suspeitas, revolucionárias. Foi uma péssima idéia! Pois, em vez de prender, o governador foi preso! E foi assim que os pernambucanos assumiram o poder e até proclamaram a República! Mas... o golpe só durou 74 dias, porque os militares da Coroa Portuguesa ocuparam a cidade de Recife e acabaram com a festa...

Você pode estar pensando que estas revoltas não serviram pra nada. Mas serviram, sim. Muita coisa mudou... A Independência se aproximava e a libertação dos escravos também...

Anterior

Próxima

 



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB