Mágica era o que Maria Paula Gonçalves da Silva mais fazia dentro das quadras de basquete! Um espanto nas quadras, Magic Paula nasceu na cidade de Oswaldo Cruz, em São Paulo, no dia 11 de março de 1962.

Ainda criança o que mais gostava de fazer era praticar os mais variados tipos de esporte no clube de sua cidade, o Clube das Bandeiras: fazia natação, atletismo, tênis de mesa, enfim, tudo a que tinha direito! Um dia, formaram um time de basquete feminino no clube. Sua irmã Cássia, seis anos mais velha, fazia parte da equipe, mas Paula ainda era muito novinha para participar: tinha apenas 10 anos!

E quem disse que ela sossegou? Que nada! Paula tanto insistiu que entrou no time! Brilhava tanto nas competições que acabou por chamar a atenção de Mirinho, técnico do time de basquete da cidade de Assis, também no interior de São Paulo. Ela foi convidada a entrar na equipe, e aos 12 anos a pequena estrela partiu para o Assis Tênis Clube.

Definitivamente, a mágica de Paula contagiou a todos, já que em 1976, foi convocada para a Seleção Brasileira! Detalhe: ela tinha apenas 14 anos! Ao completar 18 anos, em 1980, foi jogar em Piracicaba. Sua família a acompanhou e mora lá até hoje!

Uma cena muito marcante na história do basquete brasileiro é aquela em que Paula e Hortência recebem de Fidel Castro a medalha de ouro pelos Jogos Pan-Americanos de Havana de 1991, em Cuba.

Em 1994 foi a vez de subir ao pódio com a medalha de ouro no Mundial da Austrália! E, é claro, as Olímpiadas de Atlanta, em 1996: Magic Paula estava lá para garantir a medalha de prata ao Brasil!

Que tal dar uma espiadinha na entrevista que a Paula deu para o Canal Kids?

Canal Kids: Pelo basquete, você teve de sair de casa aos 12 anos. Como foi essa fase, já que você sempre foi tão apegada à sua família?
Paula: Felizmente os meus pais foram os meus maiores incentivadores. Foram eles que acreditaram que eu poderia me destacar como atleta e com 12 anos de idade eles me encaminharam para uma cidade, Assis (SP), para que eu estudasse e jogasse basquete, pois na cidade onde nasci, Osvaldo Cruz (SP), não iria disputar campeonatos federados. Foi muito difícil, pois eu queria voltar pra casa, morria de saudades!

Canal Kids: Como é lidar com a fama?
Paula: Administro muito bem, mesmo porque o carinho das pessoas em relação à minha pessoa é de muito respeito e admiração e com equilíbrio.

Canal Kids: Ao longo de sua carreira, você obteve muitas conquistas. Quais foram as que mais te marcaram?
Paula: Todas tiveram muita importância, elas todas fizeram parte da construção de um trabalho. Apenas vou citar as mais importantes internacionalmente: Campeã Panamericana (Cuba-1991), Campeã Mundial (Austrália - 1994) e Medalha de Prata na Olimpíada (Atlanta - 1996)

Canal Kids: Você não pensa em voltar às quadras de basquete?
Paula: Não. Hoje vivo esta experiência com as crianças, administrando um orgão público, da Prefeitura de São Paulo, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, onde convivo com 1200 jovens de 10 a 17 anos em 10 modalidades.

Canal Kids: O que você aconselha às crianças que estão lendo esta entrevista e gostariam de iniciar uma carreira profissional no basquete?
Paula: Primeiro precisa gostar do que faz e ter talento, levar o estudo e o esporte juntos. Depois ter total apoio dos pais (sem exageros), e ir em busca do que deseja com muita dedicação.



Esportes

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB