Em piscinas de 50 metros com 8 raias são disputadas várias provas, mas só existem 4 maneiras de nadar:

Nado Crawl: É o nado mais rápido. Com a barriga virada para baixo, o nadador fica bem na superfície da água, bate bastante as pernas e alterna os braços dentro da piscina, empurrando a água para trás. Para respirar, é só virar a cabeça para o lado e abrir a boca toda vez em que estiver acabando o ar nos pulmões!  

Nado Costas: É igualzinho o Crawl, mas a diferença é que o nadador fica com a barriga para cima, quase para fora da água.

Nado Peito: Difícil é sair do lugar com esse nado! Com a barriga para baixo, os braços ficam na frente da cabeça, sempre dentro da piscina e se abrem para empurrar água para trás. Depois, as pernas fazem a mesma coisa: abrem-se para empurrar a água, um movimento parecido com o da rã. Para não morrer afogado, o nadador levanta a cabeça enquanto os braços empurram a água. 

Nado Borboleta: Este se parece bastante com o Nado Peito. A diferença é que, em vez das mãos ficarem só embaixo da piscina, o nadador precisa levar as mãos para frente por cima da água. Parece fácil? Não é, não! É preciso ser forte.

No Pan 2007 existem provas de até 1500 metros, isto é, ir e voltar 15 vezes na piscina! Quanto fôlego, hein?

Local da Prova: Parque Aquático.

 

VOLTAR

Esportes

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB