Quando você estiver tranqüilamente embaixo do chuveiro, lembre-se que está aproveitando um grande luxo da era moderna. Sim, porque durante séculos o hábito de tomar banho passou longe da rotina das pessoas.

Não era o caso dos romanos, diga-se de passagem. Na Roma antiga, banho era um verdadeiro ritual, que incluía grandes tanques e até massagem! Relaxamento total, ninguém sabia o que era estresse...

Mas para o cristianismo, que depois passou a dominar na Europa, esses banhos coletivos... sei não, cheiravam a pouca vergonha. Cruz credo!

A moral e os bons costumes, no entanto, não eram os únicos motivos para tornar os banhos coisa rara na vida das pessoas. Havia outro motivo bem mais concreto: simplesmente não havia água suficiente para abastecer as cidades, que cresciam cada vez mais rápido.

Nada de banho, nada de higiene e muita doença, piolho, pulga... Isso sem falar no mau cheiro. Como não dava para andar de nariz tapado o tempo todo, costumava-se usar perfumes fortíssimos, não só no corpo como também no ambiente.

E você acha que isso só acontecia nos lugares mais pobres? De jeito nenhum! Sabia que até d.João VI, pai de d. Pedro I, era um sujismundo de marca maior?
 

Saber
Mais



Higiene

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB