Contra a gordura...

Se você já ajudou sua mãe a lavar a louça, deve saber que o detergente facilita muito o trabalho, não é? Pois então agradeça ao químico alemão A. Krafft por ter inventado o primeiro detergente do mundo, em 1890!

Naquela época, o invento não passou de uma mera curiosidade, mas tempos depois, H. Gunther e M. Hetzer, dois químicos alemães, retomaram as pesquisas e lançaram em 1916 o Nekal: um detergente com fins comerciais.

Você sabia que em inglês detergent pode ser tanto detergente quanto sabão em pó? Pois é, em português, o sabão em pó é chamado também de detergente para lavar roupa.

O primeiro sabão em pó da história foi criado nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Tide. Com todas essas invenções, o sabão simples pôde finalmente ter uma folguinha, né?

Banho perfumado!

Harley Procter herdou de seu pai uma fábrica de vela e sabão, mas em 1878 resolveu produzir um novo sabão que fosse branco, cremoso e perfumado!

James Gamble, primo de Procter, era um químico tão esperto que conseguiu chegar à tão desejada fórmula! A criação recebeu o nome de "Sabão Branco". E quanta eficiência: ele espumava mesmo em contato com a água fria e tinha uma consistência mais firmezinha.

Um belo dia, um funcionário da empresa que examinava os tanques de sabão foi almoçar e esqueceu de desligar a máquina que misturava o produto. Quando voltou percebeu que tinha sido injetado muito ar naquela "leva" de sabão.

O que você acha que o tal funcionário fez? Jogou tudo fora? Que nada, o danado resolveu despejar tudo nas formas de endurecimento e corte!

Quando os primeiros pedaços de sabão cheios de ar chegaram às lojas foi aquele tremendo sucesso: o povo adorou o sabonete flutuante que não ficava perdido dentro da banheira de água suja! Procter e Gamble resolveram injetar uma dose extra de ar em todos os sabonetes desde então!

O novo sabonete foi chamado de "Sabão Mármore", e deu o ar de sua graça nas prateleiras das lojas a partir de outubro de 1879, deixando muitas pessoas felizes e, principalmente, cheirosas! Hoje, a Procter&Gamble é uma gigante da indústria de produtos higiênicos.

Secando os ouvidos!

Depois de tomar um belo banho é hora de secar o corpo! Você seca o cabelo, o rosto, mas e os ouvidos?

É aí que entra em ação o cotonete: uma haste com a ponta de algodão! Lançado nos Estados Unidos, em 1921, pela Johnson & Johnson, o primeiro cotonete tinha a haste feita de madeira e apenas uma das pontas tinha algodão! Seu nome era Wooden Applicator, e só os hospitais tinham o privilégio de usá-lo.

Como o cotonete fez o maior sucesso, a Johnson & Johnson resolveu criar o Johnson's Cotton Tipped Applicator: feito especialmente para as crianças e disponível nas lojas para os consumidores!

Você ainda não deve ter se acostumado à idéia de que os cotonetes eram feitos de madeira, né? O mais engraçado é que isso só foi mudar mais tarde: em 1963 as hastes deixaram de ser de madeira para dar lugar ao plástico.

Secar o ouvido é sumperimportante, mas tome cuidado ao fazer isso: se você ficar cutucando muito fundo corre o risco de se machucar. Tome cuidado!




Voltar


Higiene

Procura
Busque no CanalKIDS Busque na WEB