Compridonas e esquisitas

De cara, elas já parecem meio estranhas: afinal, não é todo mundo que tem um pescoção daquele tamanho! Mas, olhando com atenção, a gente descobre que as girafas são ainda mais curiosas.

Para começo de conversa, elas são os únicos animais do mundo que conseguem alcançar as próprias orelhas com a língua. Bem útil, não?

Outra esquisitice das girafas é que elas não gostam nada de tirar uma soneca: as pescoçudas só dormem 2 horas por dia! Falando em pescoço, você sabia que o da girafa, apesar de ser tão grandão, tem apenas sete vértebras, o mesmo número que o seu?

E o coitado do bebê-girafa? A mamãe não se dá ao trabalho de deitar na hora de dar a luz e a primeira coisa que o coitadinho sente quando chega ao mundo é a dor de um tombo de...2,5 metros de altura!

Mas depois de grandinho o bicho vira uma fera: pode medir até 5,30 metros de altura, e suas pernocas de 2,5 metros conseguem desferir as patada mais fortes do reino animal. Quando for passar atrás de uma girafa, pense duas vezes: o coice dela pode matar até um leão!


Bactéria com cheiro de chuva?

Depois de um dia seco, a chuva caíndo no solo deixa o mundo com um perfume inconfundível, não é? Mas...de onde vem esse cheiro tão específico? Ora bolas, de uma turminha de bactérias supercomuns em todos os tipos de solos: os actinomicetos!

É desses microorganismos o cheirinho que a gente sente quando a chuva bate no chão. Durante um período seco, os actinomicetos produzem esporos (uma espécie de "semente" que serve como célula reprodutora para alguns bichinhos) e, quando as gotas de chuva explodem no solo, esse esporos "acordam" espalhando seu perfume no ar.

-Ai, que nojo! Quer dizer que quando eu sinto cheiro de chuva, na verdade eu estou cheirando bactérias? Isso não é perigoso?

Claro que não, até porque os actinomicetos são bem amigos da gente: eles são a matéria prima de um bocado de antibióticos!


Fecha a geladeira, mané!

Parece que alguém esqueceu a porta da "geladeira do mundo" aberta! O gelo dos pólos e das montanhas altas está derretendo super rápido. Nessa última década (a de 1990), o derretimento foi mais rápido do que nunca.

Para você ter uma idéia, no Pólo Norte uma Holanda derrete a cada ano! Quer dizer, uma área do tamanho da Holanda, que tem mais de 34 mil quilômetros quadrados, vira água todo ano.

Isso é um problemão. Além de significar que a temperatura do mundo está aumentando, o que não é nada bom, também quer dizer que esse aquecimento vai aumentar.

É que as geleiras funcionam como uma espécie de espelho gigante: elas refletem os raios solares e o calor que vem com eles, tornando o mundo mais "fresquinho". É bom alguém lembrar de fechar a porta dessa geladeira rapidinho!




Voltar


Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB