Clube da Luluzinha

Se você é menina e acha que os meninos são uns chatos que só querem saber de jogar bola, vai gostar de conhecer os lagartos-de-rabo-de-chicote. Esses bichinhos, que vivem no sul dos Estados Unidos, nem sabem o que são machos: a população desses lagartos é só de fêmeas!

Elas se reproduzem por um processo chamado de partenogênese, em que os filhotes nascem de ovos não fecundados. O problema é que todas as "lagartas" são geneticamente idênticas e por isso, não resistem bem a mudanças no meio ambiente em que vivem.

Quer dizer, se acontecer uma coisa inesperada, como o surgimento de um bicho que adore comer lagartos-de rabo-de-chicote, não vai haver , por exemplo, um lagarto de uma cor diferente que o predador não enxergue e que, por isso, consiga escapar e dar continuidade à espécie.

Pois é, as vezes é meio difícil conviver com pessoas (ou lagartos!) do sexo oposto, mas tanto os meninos quanto as meninas são superimportantes!


Otários, com muito orgulho!

Se algum dia você ficar bravo com um leão-marinho, não chame ele de otário porque o bicho não vai nem ligar! É que esse mamífero aquático é mesmo otário, ou melhor, é membro da família dos otarídeos!

E essa família não é fraca não: além do leão, tem também os lobos-marinhos e o os ursos-marinhos! Mas, assim como na selva o leão é rei, no mar o leão-marinho também manda, e é o maior animal da sua família, podendo medir até seis metros e pesar "apenas"...3 toneladas!

Mas, por que raios o coitadinho é chamado de otário? Será que ele é daqueles grandalhões bem bobos? Que nada, é que a palavra "otária" é derivada do grego e quer dizer..."orelha pequena"! Mas, mesmo com micro-orelhinhas, o leão-marinho escuta muito bem!


Ser Vivo da Silva

Já pensou se todo mundo tivesse o mesmo nome? Quando sua mãe fosse chamar você para almoçar, iam aparecer milhões de crianças! É para evitar essa confusão que as pessoas tem nomes e sobrenomes diferentes.

E os bichos e plantas, que também são filhos de Deus, não têm direito a nome e sobrenome? É claro que têm, e tudo por causa de um sueco louquinho por organização, o Carl von Lineu. Foi ele que inventou a classificação usada até hoje para nomear os seres vivos.

Mas na classificação do Lineu as coisas são meio ao contrário. Seu nome, por exemplo, se refere só a você, enquanto seu sobrenome conta a que família você pertence, né? Mas no caso dos bichos e plantas o sobrenome, que é escrito todo em minúscula, diz respeito à espécie, enquanto o nome, que começa com letra maiúscula, se refere ao gênero, que é um grupo de espécies semelhantes! Complicado? Então lá vai um exemplo:

O nome científico do leopardo é Panthera pardus, enquanto o nome de uma priminha dele , a onça, é Panthera onca. Já deu pra sacar que o tal Panthera é o gênero das duas feras, e que pardus e onca são o que a gente chama de "primeiro nome", né?




Voltar


Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB