Já pensou se um esqueleto aparecesse no seu quarto? O que você faria? Antes de gritar, arregalava o olho. Para erguer a sobrancelha e arregalar o olho, usamos o músculo frontal, que fica na testa.

Se você não acreditasse em esqueletos que saem andando sozinhos e desse de ombros, movendo-os para cima e para baixo, estaria usando o músculo chamado trapézio.

Uma terceira hipótese: você quer ser simpático com o esqueleto e levanta o polegar, perguntando:

- E aí, Esqueleto? Beleza?

Para erguer o polegar, usamos os músculos extensores. Cada dedo tem um músculo extensor, que possibilita seus movimentos.

Aliás, para falar nós usamos vários músculos, como o orbicular dos lábios e o músculo elevador do lábio superior e das narinas.

Já sei, você é corajoso e quer mostrar para o Esqueleto que é mais forte que ele. Então você mostra a "grande montanha" formada pelo músculo saltado da parte de cima do seu braço. A "grande montanha" é formada pelo bíceps.

Ou ainda, você vê o Esqueleto sentado na sua cama e toma um susto tão grande que cai sentado no chão. Até que não dói tanto, já que as nádegas têm os músculos glúteos. Eles são almofadas naturais do corpo e possibilitam que a gente sente confortavelmente, mesmo no chão.

Ao olhar para os lados para ver se o Esqueleto sumiu, você toma um susto ainda maior, ao descobrir o nome do músculo que move a cabeça: esternocleidomastóideo!

Para disfarçar seu medo, é uma boa idéia assobiar. Assim, você vai estar usando o bucinador...

E então você percebe que é bobagem ter medo de esqueletos. Afinal, sem os músculos eles não podem se mexer...

Se você não quer saber de esqueletos aparecendo no seu quarto e prefere descobrir que músculos da perna a gente usa para fazer embaixadinhas, vamos lá.

Primeiro é preciso dobrar um pouco a perna. Nosso amigo sartório é o músculo que faz esse movimento, já que ele atravessa toda a coxa.

O bíceps femural trabalha ao lado do fêmur (o ossão da coxa) para fazer o joelho se movimentar.

Para levantar o pé, usamos o tibial anterior. Ele está junto da tíbia, o osso mais grosso da parte de baixo da perna.

O tendão calcâneo, que antes era conhecido como tendão de Aquiles, faz a ligação entre os músculos da barriga da perna e do calcanhar.



Saúde

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB