Computador é uma invenção recente, mas já mudou tanto! É só olhar para quem não troca de micro há quatro anos para ver como essas máquinas rapidamente viram peças de museu. O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977. Era o Apple II, criado por um norte-americano chamado Steven Jobs, dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh).

O Apple II era parecido com os micros de hoje, pois era fácil de ligar, mexer e transportar. Depois disso, foram aparecendo vários outros. Todos já tinham essa forma básica de hoje: teclado, monitor e unidade central de processamento, a CPU. Esses computadores de uso pessoal ficaram conhecidos como PCs (do inglês Personal Computer)

Esses micros não funcionavam com válvulas, como o Eniac, mas com transistores, que foram evoluindo e ficando cada vez menores. Também ganharam um novo material, o silício, que é um tipo de areia refinada. Nos anos 60, um grupo de americanos descobriu que era possível fazer um transistor especial, usando uma espécie de "sanduíche de silício". Era o chip, o componente básico dos computadores da atualidade, que processam informação cada vez mais rápido.

Foi aí que começou a era dos chips...



Tecnologia

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB