O CÓDIGO VEIO PARA FICAR!

O código de barras (também chamado de código UPC, Universal Product Code _Código Universal de Produtos) surgiu nos Estados Unidos nos anos 70. Você nem tinha nascido ainda, mas não é muito tempo, acredite! A primeira idéia era usá-lo em mercadinhos para fazer com que o processo de pagamento no caixa ficasse mais rápido (e diminuir as filas intermináveis...). Dos mercadinhos para tudo que é loja foi um pulo. Hoje o código de barras é uma unanimidade mundial!

O código é muito bom porque ajuda o proprietário a ter mais controle do que tem na loja e do que vende. Isso porque as barras armazenam informações sobre o produto no computador. Na verdade, elas estão em linguagem de computador: cada barra representa um dos dígitos do sistema binário (0 ou 1), tipicamente usados em computadores.

Estas seqüências de 0 e 1, por sua vez, podem representar números de 1 a 9 e ser processadas pelos computadores digitais. É por isso que, se você reparar bem, cada símbolo UPC impresso num produto tem duas partes, uma que é lida só pelos computadores (as barras) e uma que a gente pode ler, logo embaixo: os números. Ainda bem, porque assim, quando o scanner (o leitor digital) não funciona, sempre se pode digitar o número e saber o preço do produto.

E não é só isso: os números do código falam!



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