CURIOSIDADES

Por que existem códigos de barras com menos de 12 dígitos?

Os grandes fabricantes usam números de identificação (lembra? Os seis primeiros) com muitos zeros. Isso faz com que o código de barras fique bem menor. Existe um monte de regras para formar esses códigos menores a partir dos códigos originais, mas a idéia é fazer com que os zeros sejam "engolidos". Por isso, esse tipo de código é chamado de "Zero-Suppressed Numbers" (Números com Zero Suprimido). Eles são legais para produtos com embalagens pequenas.

Como o scanner "sabe" que leu o código direitinho?

O último número do código UPC é chamado de "check digit", ou, em bom português, "número de checagem". É ele que vai dizer ao scanner se a leitura foi efetuada direitinho. Por exemplo, para o número 639382000393, o número de checagem é o 3. Cada vez que o scanner lê um código, ele calcula esse número. Assim:

1) Soma o valor de todos os números em posições ímpares (ou seja, o 1º , o 3º, o 5º, o 7º, o 9º e o 11º). No caso: 6+9+8+0+0+9 = 32.
2) Multiplica esse número por 3. Assim: 32 x 3 = 96.
3) Soma o valor de todos os números em posições pares (ou seja, o 2
º, o 4º, o 6º, o 8º e o 10º). Então: 3+3+2+0+3 = 11.
4) Soma esse número ao valor encontrado no passo 2. Logo, 96+11 = 107.
5) Tome o resultado do passo 4. Para criar o número de checagem, determine o número que, somado ao do passo 4, resulte em um múltiplo de 10. No nosso caso, seria 3, porque 107+3 = 110. Então, o número de checagem é 3.

Se o scanner fizer todo esse cálculo e notar que o número que ele calculou é diferente do último número do código de barras, ele sabe que alguma coisa não está certa, e que o código tem de ser escaneado novamente! Já deu para notar que esse negócio de código de barras é bom para quem curte matemática, porque haja número...

Quem controla os números do código de barras?

O UPC foi criado por uma empresa chamada UCC _ Uniform Code Council (Conselho de Códigos Uniformes). O fabricante pede à UCC permissão para usar o sistema UPC. A UCC então fornece um número de identificação de seis dígitos ao fabricante. O fabricante paga uma taxa anual para a UCC por esse privilégio. Normalmente as fábricas contratam uma pessoa só para checar se um mesmo código de barras não está sendo usado para dois produtos diferentes: é responsabilidade do coordenador ter conhecimento de todo este mar de números...

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