BICHOS EM ÓRBITA

O primeiro satélite de todos foi o Sputnik 1, criado pela antiga União Soviética (que não existe mais, pois se dividiu em vários países, como a Rússia). Ele tinha a forma de uma bola, de apenas 58 centímetros de diâmetro. Um pouco maior do que essas bolas que a gente ganha em parques de diversões, ele pesava somente 84 quilos e foi lançado em outubro de 1957, inaugurando a era espacial. O Sputinik girava ao redor da Terra a cada 96 minutos, e se incendiou no início de 1958, ao retornar à atmosfera terrestre

O Sputinik 2 foi lançado logo em seguida, e ficou mais famoso porque era maior e não viajou sozinho. Uma cadelinha chamada Laika foi junto para o espaço.

Na época, muitas crianças (e adultos também) ficaram com pena de Laika, pois ela nunca mais voltou para a Terra. Sobreviveu apenas dez dias, enquanto o Sputinik 2 vagou por mais algum tempo, sem retornar ao nosso planeta.

Depois dela, o homem enviou outros bichos com o objetivo de pesquisar como eles se comportavam sem a força da gravidade. Em 1973, as aranhas Anita e Arabella passaram um tempinho na estação espacial Skylab. Assim, descobrimos que as aranhas continuam tecendo suas teias também no espaço.

ALDEIA GLOBAL

Somente em 1962 foi enviado para o espaço um satélite com uma função definida. Ele recebeu e transmitiu mensagens de telefone e sinais de televisão. Foi o início de uma verdadeira revolução.

É assim que funcionam quase todos os meios de comunicação que você conhece. Do celular à televisão.

As informações são transmitidas de um ponto da Terra a um satélite de comunicação lá em cima, e depois são retransmitidas para o lugar desejado.

Assim, você pode falar pelo telefone com alguém que está longe, mas parece perto, e ver programas de televisão exibidos em países distantes.

Antes das ligações via satélite, era uma complicação: era preciso instalar milhares e milhares de cabos através dos continentes e oceanos, assim como uma enorme quantidade de antenas, por onde as informações pulavam "de galho em galho"

Com os satélites, as distâncias acabam encolhendo, como se todo o mundo pudesse estar em contato o tempo todo, não importa onde. Esse fenômeno de comunicação até ganhou um nome: aldeia global.

Quem inventou essa expressão foi um pensador canadense, chamado Marshall McLuhan (1911-1980). "Aldeia" significa um lugar pequeno e conhecido. E global, porque atinge o mundo todo. Não é isso mesmo que acaba acontecendo? Pois é, o mundo está ficando menor...

McLuhan até hoje é lembrado por causa dessa idéia. Ele imaginou a aldeia global pouquíssimo tempo depois do lançamento do Sputnik 1. Mal sabia ele que, 40 anos depois, haveria tantos satélites pairando sobre nossas cabeças, tornando realidade o que ele havia imaginado.

Voltar

 


Tecnologia

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB