Os casarões coloniais e as igrejas de Ouro Preto são considerados Patrimônio Histórico da Humanidade. Mas as belezas do ciclo do ouro mineiro não estão só em Ouro Preto.

Na cidade de Congonhas do Campo, a 130 quilômetros de Ouro Preto, estão as estátuas que Aleijadinho fez para a Igreja de Bom Jesus de Matozinhos. São 66 figuras de madeira, que representam os personagens da paixão de Cristo, e as estátuas dos 12 apóstolos, em tamanho natural, esculpidos em pedra-sabão.

Outras cidades de Minas Gerais também produziram ouro durante o século 18. Em Mariana, pertinho de Ouro Preto, fica a mais antiga mina de ouro do país, aberta em 1719.

Em Tiradentes e São João del Rei, o casario colonial está preservado e as igrejas se parecem com as de Ouro Preto. Em Diamantina, em vez de ouro, descobriram diamantes. As cidades históricas de Minas Gerais são um tesouro da arquitetura colonial e da arte religiosa brasileira. Em cada uma delas, as igrejas e as casas têm uma história de ouro para ser contada.


Bandeira do Estado Capital População Nº de Municípios

Minas Gerais
Belo Horizonte 17.295.955 853

 

Voltar

 



Você Sabia?
Brasil
Mundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB