|    
                 
                Além  das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, agora existem as Sete Novas Maravilhas,  eleitas pela internet ou pelo celular em todo o mundo! O resultado foi  anunciado dia 7 do mês 7 de 2007 (reparou nos números?). Quer conhecer quem  foram as maravilhosas vencedoras? 
               
                    
                  Grande Muralha (China) 
              No norte da China, um dos  maiores países da Ásia, um imperador mandou construir um enorme muro de pedra  para evitar invasões. De um lado China, do outro Mongólia. São  mais de 6.000   quilômetros de muro. Se quiséssemos percorrer ele  todinho, levaríamos pelo menos uns três meses andando (parando para comer e dormir, claro). A maior parte da muralha  foi construída no século 3 a.C.  (antes de Cristo), quando reinava na China a dinastia Chin. O muro tinha função  de defesa, pois os guerreiros da Mongólia e do Império Tártaro viviam em guerra  com os chineses. A cada 100   metros existiam torres de vigilância, com soldados  chineses observando a chegada dos inimigos.  
               Quer saber Mais? 
                
                
              Monumento  de Petra (Jordânia) 
              Durante muito tempo, uma cidade encravada no deserto da  Jordânia era considerada lenda. Mas hoje sabemos que ela realmente existiu. Por  volta de 312 a.C. (antes de Cristo), os Nabateus escolheram  Petra como sua capital. Eram cerca de 10 mil beduínos que viviam do  transporte de especiarias, incenso, mirra e plantas aromáticas.  Estabelecendo-se em Petra, este povo criou templos, mosteiros, termas e tumbas  talhados em rocha! Isto mesmo! Os Nabateus esculpiram rochas e criaram uma  linda cidade!  
                
               
                  
                Cristo  Redentor (Brasil) 
              O Cristo Redentor é uma das  maiores estátuas do mundo, e se ergue 740 metros acima do  nível do mar. É também um dos maiores símbolos do Brasil. Projeto do engenheiro  Heitor da Silva Costa, a estátua é feita de pedra e cimento e foi construída em  1931 para ser colocada no alto de um morro, o Corcovado, uma das vistas mais  belas do Rio de Janeiro. Como a obra não pôde ser concluída no Brasil, os  desenhos do Cristo foram levados para a França e as  formas suntuosas da estátua saíram das mãos do artista polonês Paul Landowski.  Foi uma trabalheira, pois as peças foram transportadas nos trens da  Estrada de Ferro do Corcovado e montadas lá em cima. 
               Quer saber mais? 
                
                
                Machu Picchu (Peru) 
               Quando os exploradores  espanhóis chegaram na América do Sul, no século 16, tomaram um susto. Na região  da Cordilheira dos Andes, no Peru, encontraram uma civilização de índios que tinham habilidades incríveis  para os padrões europeus. A capital do império inca, Cuzco, era uma  cidade tão grande quanto os maiores centros da Europa. Os incas eram artistas,  faziam peças de cerâmica, colares de ouro e prata, roupas sofisticadas e  tapetes de tecidos delicados. O império era ligado por diversas estradas e  pontes sobre os despenhadeiros dos Andes, e incluía também territórios no  Equador, na Bolívia e no Chile. Mais de 10 mil pessoas viveram ali até o século  15. Construíram terraços, escadarias, palácios e templos de pedra, muralhas e  fortalezas. Ainda é um grande mistério como os incas fizeram uma cidade de  construções tão sólidas. Não se sabe como os índios conseguiram levar as pedras  até o topo de montanhas tão altas, nem como encaixaram as pedras com tanta arte e precisão. Uma das lembranças do povo inca, Machu Picchu é uma verdadeira  cidade sagrada no meio da Cordilheira dos Andes.  
               Quer saber mais? 
                
                
              Pirâmide de Chichén Itzá (México) 
              No México, Chichen Itzá era  uma cidade-santuário, um lugar sagrado do povo maia, que construiu ali templos  e palácios de adoração de seus guerreiros e do deus Kukulcan. A grande pirâmide da cidade foi construída  provavelmente no século 12. Ela tem 30 metros de altura e, em cada um de seus  quatro lados, 91 degraus sobem até seu topo. A pirâmide foi construída como uma  espécie de calendário. Se somados, seus degraus são 364, uma unidade a menos  que o total de dias do ano. O último patamar, comum a todas as escadas,  completa a conta. O sol que entra pela parte de cima deixa marcas nas paredes  dentro da construção. Era assim que os maias sabiam qual era o dia do ano.  
               Quer saber mais? 
                
                
                Coliseu de Roma (Itália) 
              Há  quase 2.000 anos, em Roma, muito tempo antes de inventarem o futebol ou o  cinema, as pessoas se divertiam assistindo a batalhas sangrentas entre leões e  gladiadores. Essas lutas ferozes aconteciam no Coliseu. Dizem que naquela época  cabiam mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas! O Coliseu tinha quatro andares  e dezenas de galerias (túneis) por onde as pessoas andavam para procurar os  melhores lugares.  
               Quer saber mais? 
                
                
                Taj Mahal (Índia)  
              A princesa Arjumand não  suportou as dores do parto e morreu dando a luz ao seu 14º filho. O príncipe  Shah Jahan se desesperou e quase morreu também, de tristeza e desgosto. Para  abrigar o corpo de sua amada, ele decidiu construir um palácio. Shah Jahan  convidou os maiores artistas e arquitetos dos impérios persa e mongol, mandou comprar os melhores mármores,  encomendou rubis e jades para decorar o mais belo túmulo que alguém poderia  ter. O Taj Mahal demorou 22 anos para ser construído e ficou pronto em 1653.  Shah Jahan resolveu então construir um novo palácio, onde ele próprio seria  enterrado. Mas seus filhos não deixaram o príncipe cometer mais essa loucura e  o prenderam em uma fortaleza. Quando ele morreu, também foi enterrado no Taj  Mahal, ao lado do seu amor. Shah Jahan e Arjumand Begum dormem juntos para  sempre no mais lindo palácio do mundo. 
             Quer saber mais?
  |