Conheça a Academia Brasileira de Música

Muita gente já deve ter ouvido falar da Academia Brasileira de Letras, fundada no Rio de Janeiro em 1896, mas o que poucos sabem é que temos também uma Academia Brasileira de Música!

Pois é, idealizada pelo compositor carioca Heitor Villa-Lobos no dia 14 de julho de 1945, a Academia Brasileira de Música é uma instituição cultural formada por quarenta acadêmicos: entre eles estão personalidades do meio musical brasileiro em áreas de composição musical, interpretação e musicologia.

Agradou tanto que foi reconhecida como Utilidade Pública logo no ano seguinte: em um Decreto Federal de 7 de novembro de 1946.

Influências...

Você já parou para pensar que, muitas vezes, uma boa idéia que a gente tem veio de uma idéia semelhante de outra pessoa? Foi mais ou menos isso o que aconteceu com Villa-Lobos, primeiro presidente e fundador da Academia Brasileira de Música: ele buscou inspiração na Academia Francesa, fundada pelo cardeal Richelieu em 1635!

Mas a Academia Francesa também foi influenciada por outras instituições que surgiram bem antes... Como as Academias Européias que deram o ar da graça no século 16. A Academia do Palácio (criada em 1570 na França) e a Academia de Florença (criada em 1582) são dois exemplos dessas associações que reuniam diversos homens interessados em literatura, artes e ciências.

No Brasil, a mais antiga dessas instituições foi a Academia Brasílica dos Esquecidos, fundada na Bahia em 1772.

E hoje?

Voltando à Academia Brasileira de Música, projetos não faltam em sua agenda... Um dos mais importantes é a elaboração da Bibliografia Musical Brasileira: um imenso banco de dados com informações sobre trabalhos feitos por músicos brasileiros.

Outra idéia superlegal é um projeto de Educação Musical idealizado pelo Museu Villa-Lobos: voltado para as pessoas carentes, os instrutores são selecionados entre o próprio grupo comunitário onde se desenvolve o projeto! Não entendeu? Oras, todo mundo sabe que uma comunidade possui muita gente interessada em música e que, às vezes, desenvolve até um estilo próprio! Nada melhor do que a gente aprender com aquilo que faz parte do nosso dia-a-dia, não é mesmo?

 

LEIA MAIS:

- Saiba tudo sobre Beethoven
- Tambor, Música Eletromagnética e Duelo Musical
- Mozart - Um capetinha na corte!



Arte

Procura
Busque no CanalKIDS Busque na WEB