Você já reparou que candidatos de partidos diferentes muitas vezes sobem juntinhos no mesmo palanque, durante um comício? Parece meio estranho, né? Mas não é. Isso se chama "coligação".

Em uma eleição, alguns partidos lançam candidatos para ocupar cargos no governo, em nível municipal (prefeitos e vereadores), estadual (governador, deputado estadual) ou federal (deputado federal, senador, presidente da República). Os partidos que não têm candidatos então dão uma forcinha aos partidos que estão na disputa.

Assim, os "partidos-com-candidato" garantem mais votos, e também ganham vantagens. Se vencer a eleição, o candidato geralmente "paga o favor" ao partido que o apoiou, cedendo cargos no governo, ou votando a favor de suas propostas. Isso é uma atitude muito ruim, que ficou conhecida como "é dando que se recebe".

Por isso, fique de olho nas coligações que o candidato do seu coração fizer… porque esse negócio de "uma mão lava a outra" pode não ser muito bom para o Brasil. Se o partido que apóia o seu candidato tem um histórico de políticos corruptos , talvez seja hora de rever o seu voto.

Agora, pense aqui com seus botões... por que será que os políticos dizem que são representantes do povo?



Cidadania

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB