O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maior que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está beeeem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros. Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre.

A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra. A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve), estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).


FILME DE TERROR: O FIM DO SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar está com os dias contados! Quando o hidrogênio no centro do Sol começar a diminuir, o Sol vai aumentar de tamanho.

Ele irá crescer, crescer, e seu calor queimará todos os planetas incluindo a Terra. A atmosfera desaparecerá, os mares ferverão e todas as formas de vida serão destruídas. Será o fim!

Calma, nada de pânico! Ainda faltam outros 5 bilhões de anos para isso acontecer...



A ÚLTIMA NOVIDADE DO UNIVERSO

O Universo é como o futebol: uma caixinha de surpresas.

Graças à dedicação dos astrônomos, não faltam novas descobertas.

Uma das mais recentes e fascinantes é a forte suspeita de que existam muitos sistemas planetários girando em torno de estrelas parecidas com o Sol.

Uma das primeiras estrelas com essas características fica na região da constelação de Andrômeda.

Essa estrela possui massa um pouco maior que o Sol e em sua órbita giram pelo menos três planetas.



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB