Primeiro andar: Verbos terminados em -ar, -er e -ir
Segundo andar: Tipos de verbo
Terceiro andar: Modelar um verbo
Quarto andar: Formação dos tempos


SEGUNDO ANDAR


Na escada rolante, o robô foi matraqueando:
- A maior parte dos verbos segue um modelo. Há o modelo dos verbos terminados em AR, o dos verbos terminados em ER, e o dos terminados em IR. A primeira seção deste andar é de Verbos Regulares.

- O que são verbos regulares, Robô? - perguntou o Tomás Nota.
O robô devolveu:
- Muito simples. São os que seguem o modelo.

amo - falo - gosto
amas - falas - gostas
ama - fala - gosta



- Existe uma parte que não muda na conjugação de um verbo. É o radical:
"am" em "amar", "fal" em "falar", "gost" em "gostar"... É só trocar os radicais e você tem um modelo.
- E como faz para saber quem é o radical?
- Muito fácil. Retire a terminação: -AR, -ER, -IR. Por exemplo: o radical de "comer" é "com". O de "partir" é "part".


O robô coçou sua cabeça de metal e continuou:
- Só tem um probleminha - ele confessou.
- Qual?
- Existem alguns verbos rebeldes, que não seguem o modelo. São os verbos irregulares. O verbo "ser", por exemplo, é irregular. Não segue o modelo:


bebo - sou
bebes - és
bebe - é
bebemos - somos
bebeis - sois
bebem - são


- E como a gente vai saber quando um verbo é irregular?
- Não é complicado. Você vai se acostumando com eles.
Ansioso por novidades, o Tomás Nota olhou em volta.

- Olha! E o que são verbos auxiliares?
- Simples. São os que auxiliam (ajudam) um outro verbo. Quando dois verbos estão juntos, um é o auxiliar, e o outro é o principal. Juntos, eles formam uma locução verbal.
- Sei... Vamos subir mais? - o garoto sugeriu.

- Vamos! Vamos para o terceiro andar aprender como modelar um verbo!

Voltar

Saber
Mais



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB