Como nós já vimos anteriormente, poucas capitanias hereditárias foram bem sucedidas. O pau-brasil dava muitos lucros a Portugal, mas para nossa terrinha ficar realmente importante e atrair muitos portugueses era preciso existir outro produto que pudesse ser vendido lá na Europa. 

Mas qual produto escolher? O açúcar, claro! Mas por que o açúcar? Ora, pois! O açúcar era muito cobiçado pelos nobres europeus, era caríssimo. Ainda por cima, a plantação da cana-de-açúcar precisava exatamente do que havia aqui no Brasil: clima úmido e tropical, solo fértil e vasta quantidade de terra.

Ficou decidido! As plantações de cana-de-açúcar, a partir de 1530, espalharam-se por todo o litoral brasileiro, principalmente no nordeste do país, através do sistema de plantation: a produção foi desenvolvida em grandes propriedades de terra (os latifúndios), os trabalhadores eram os escravos e não ficava nada no Brasil, tudo era vendido para o resto do mundo.

Agora, sim. Portugal enriquecia com o açúcar, mas graças ao trabalho forçado e sofrido de muitos escravos. Vamos conhecer esta parte triste da história?

Anterior

Próxima

 



Cultura

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB