A Itália é outro país apaixonado por futebol! Também, pudera: o próprio país tem o formato de uma bota, que bem poderia estar chutando uma bola! O futebol surgiu por aquelas bandas no século 16, com o nome de giuoco di calcio. Pena que eles só jogavam uma vez por ano: era um esporte para os nobres de Florença e Siena. Era um esquema meio maluco, cada equipe tinha 27 jogadores, divididos em 4 setores: três zagueiros recuados, quatro zagueiros avançados, cinco médios e quinze atacantes. Mas não devia ser lá tão empolgante… Afinal, com apenas um pontinho a partida já era encerrada!

Já na Inglaterra, o futebol não era visto com bons olhos pelas autoridades por ser um esporte muito violento. Em 1313, uma lei proibiu o jogo em Londres, alegando causar muita bagunça na cidade. Além disso, ele poderia desviar a atenção dos soldados dos esportes relacionados aos treinamentos militares, como a esgrima, o arco-e-flecha e o arremesso de lança.

É claro que os ingleses não conseguiram ficar muito tempo sem o futebol e, assim, o esporte foi sendo modificado para tornar-se menos agressivo. Finalmente em 1660, o rei inglês Carlos II permitiu a volta do futebol, para a alegria de todos.

No início do século 19, Thomas Arnold incluiu a prática de esportes no currículo universitário da Inglaterra, e é claro que o futebol não podia ficar de fora. Em 1843, um grupo de estudantes de medicina criou o primeiro time de futebol fora das universidades: o Guy's Hospital Football Club.

Mas a história não acaba aí, não! Você sabe quando é considerado o dia da criação do futebol?



Esportes

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB