Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé _ a araucária é conhecida por muitos nomes. É uma árvore alta e sua copa tem a forma de um guarda-chuva invertido, pois os galhos são virados para cima. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No Paraná, antes de os campos do interior serem cobertos pelas lavouras de café e soja, a araucária cobria quase todo o estado. Os índios que moravam ali deram o nome de Curitiba ("muito pinhão" ou "imensidão de pinheiros") ao grande planalto que começava depois da Serra do Mar. O nome ficou e hoje Curitiba é a capital do Paraná.

Muito apreciada para a construção de móveis e casas, a araucária foi exportada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado: grandes serrarias instaladas no Sul do Brasil dizimaram milhões e milhões de árvores. Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais.

As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros.

Essas árvores podem chegar a pouco mais de 50 metros de altura. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel.



Meio Ambiente

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB