DA RÉGUA AO BISTURI

O laser é uma ferramenta poderosíssima. Se você imaginava que ele só existia nos chaveirinhos de luz vermelha, olhe com mais atenção. Ele está em toda parte, do aparelho que toca CDs à máquina que lê os preços pelos códigos de barras dos produtos, nos supermercados.

Tudo bem, poderoso. Mas o que ele faz de tão genial? O laser é um tipo de luz, só que muito mais concentrada. Veja o caso de uma lanterna, por exemplo. Num quarto escuro, se você apontar a lanterna para uma parede, verá que a luz se espalha. O feixe vai aumentando aos poucos. Com o laser, isso não acontece. A luz que começa em uma ponta é exatamente igual à luz que termina na outra, sem se dispersar. Por isso ele carrega muitíssima energia, capaz de cortar uma chapa de aço em segundos ou produzir um disco de luz sobre a Lua.

Essa luz está bastante presente no nosso dia-a-dia. A holografia é um tipo de fotografia feita com laser. Nesse caso, os raios laser são usados para produzir os desenhos tridimensionais, que constituem o holograma. Ela está em cartões de crédito, em fitas de vídeo e até nas cédulas de dinheiro. O laser também é um dos componentes de algumas impressoras, possibilitando impressões de imagens muito mais definidas e eficientes.

Um dos usos mais comuns do laser é como bisturi em cirurgias delicadas, como em operações nos olhos. Ele consegue cortar pedacinhos muito pequenos, com precisão milimétrica. Também na indústria há laser para todo lado, com a mesma função, só que para cortar materiais muito densos, como placas de ferro.

É, o laser está mesmo presente em todo lugar: nos hospitais, nos supermercados... e até na Lua!
 

Saber
Mais



Tecnologia

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB