Saindo de casa, você encontra o laser em supermercados ou livrarias. Nos caixas, existem aparelhos que lêem os códigos de barras dos produtos, onde estão os preços. Essa leitura é feita com pequenos raios laser, que passam por cima das barras impressas e identificam cada faixa, levando ao aparelho as informações sobre o produto.

A idéia de que a luz poderia ficar concentrada num raio apareceu pela primeira vez em 1909, e foi de Albert Einstein, o físico mais famoso do mundo. Mas foi somente quase 30 anos depois que a teoria virou realidade, em 1958, com os físicos norte-americanos Arthur Schawlow e Charles Townes.

O primeiro aparelho a produzir laser apareceu em 1960, graças a outro físico americano, Theodore Maiman.

Alguns anos depois, o laser iria ganhar uma aplicação curiosa: servir como "régua"! Os cientistas norte-americanos queriam descobrir a distância exata entre a Terra e a Lua. Para isso, quando os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin estiveram por lá, em 1969, deixaram um refletor apontado para o nosso planeta. Daqui, um laboratório disparou um feixe de laser que foi até lá e voltou. Quando chegou, eles calcularam quanto tempo demorou a viagem, fizeram as contas e chegaram a uma medida absolutamente precisa.

Voltar

 



Tecnologia

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB