Os brejos e as lagoas pantaneiras são repletos de peixes, principalmente de dourados e de piranhas. Nas margens, os jacarés tomam banho de sol. Eles dormem ao sol durante o dia e de noite ficam acordados, com os olhos arregalados para fora d’água.

Andando de chalana (um barquinho pantaneiro) nessas águas estamos a salvo dos ataques de piranhas e jacarés e podemos ver mais bichos: tatus, antas e capivaras.

As onças-pintadas caçam esses bichos no meio do mato e se escondem dos homens. As cobras do Pantanal, como as sucuris, também são difíceis de se ver. Ainda bem! As sucuris são cobras bem grandes, que engolem até uma vaca sem mastigar!

A criação de bois é a principal atividade do homem pantaneiro. Nas cidades mais próximas do Pantanal, como Aquidauana, Miranda e Corumbá, existem grandes fazendas de gado.

O gado criado no Pantanal é da raça nelore: os bois são branquinhos e têm uma corcunda no lombo, chamada cupim. Os homens pantaneiros cavalgam seus cavalos e tocam berrante: um grande chifre que quando é assoprado faz um barulho que imita um mugido de vaca, bem grave e demorado. Os peões pantaneiros levam a boiada pelas águas do Pantanal e gostam de cantar e tocar viola.

Quando o dia vai indo embora no Pantanal o sol vai caindo no horizonte, pintado de vermelho, como uma enorme bola de fogo, derramando suas cores. O pôr-do-sol no Pantanal deixa toda a paisagem alaranjada. Não cansa nunca: as cores e os desenhos que o sol faz nas nuvens, nos lagos e na vegetação é diferente a cada fim de tarde. Os bichos ficam todos animados. Voam, gritam e cantam felizes com mais um dia que se vai. O Pantanal é um paraíso que muda todo dia.


Aprenda mais sobre os dois principais Estados que abrigam o Pantanal:

Bandeira do Estado Capital População Nº de Municípios

Mato Grosso
Cuiabá 2.375.549 126

Mato Grosso do Sul
Campo Grande 2.026.600 77


Voltar

 



Você Sabia?
Brasil
Mundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB