Mal colocaram o pé para fora das caravelas, os navegadores portugueses foram recebidos por dezenas de índios na nova terra descoberta.

Os portugueses nunca tinham visto pessoas como os índios brasileiros. Ali mesmo, com a água do mar até a cintura, resolveram trocar presentes como forma de amizade.

O lugar onde aconteceu esse primeiro contato entre colonizadores e índios foi Porto Seguro, na Bahia. Era uma quarta-feira, dia 22 de abril de 1500: estava descoberto o Brasil.

Uma das primeiras coisas que os portugueses fizeram foi rezar uma missa. Até hoje existe uma briga para saber onde exatamente aconteceu a missa. Na praça 22 de Abril, em Porto Seguro, existe uma placa dizendo que foi ali. Mas muita gente acredita que ela foi rezada em um outro lugar, a 20 quilômetros de Porto Seguro, onde hoje está a cidade de Santa Cruz Cabrália.

Em Porto Seguro está a igreja mais antiga do Brasil, a Igreja da Misericórdia, construída em 1526. Em frente à Igreja Nossa Senhora da Pena fica o "marco da posse", trazido de Portugal em 1503 para que todo mundo soubesse que o Brasil era dos portugueses e de mais ninguém.

Depois de 500 anos de história, Porto Seguro é hoje uma cidade grande e agitada. O carnaval de lá é bem animado, só fica atrás do carnaval de Salvador Em algumas praias perto da cidade ainda vivem tribos de índios pataxós.

As praias de Porto Seguro continuam tão bonitas quanto na época do descobrimento: Itacimirim, Taperapuã e Ponta Grande são as mais gostosas para tomar sol, curtir o mar azul, imaginar as caravelas chegando do alto mar e lembrar do encontro, entre índios e portugueses, que deu início à história do Brasil.

Bandeira do Estado Capital População Nº de Municípios

Bahia
Salvador 12.993.001 415



Você Sabia?
Brasil
Mundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKids Busque na WEB