De onde vieram os nomes dos estados?

A gente já está cansado de saber que o nome do nosso país veio do tal pau-brasil, aquela árvore de onde se tira uma tinta vermelha, e que tinha aos montes por aqui antes da chegada dos anti-ecológicos portugueses. Mas...e o nome dos estados, de onde será que foram tirados? Bom, cada estado tem um nome diferente, e cada nome tem uma origem diferente. Quer dizer, essas origens nem sempre são tão diferentes assim... Pará, Paraná e Pernambuco, por exemplo (isso está parecendo um trava-línguas, não?), formam uma espécie de "trenzinho" de significado. Quer ver?

- Pará, na língua tupi, quer dizer mar. O estado ganhou esse nome por causa do rio Amazonas que, quando se encontra com um outro rio chamado Tocantins, fica tão grandão que parece um mar!

- Paraná começa com a mesma palavra tupi que deu nome ao Pará, e que significa mar. Só que, junto dela foi colocada uma outra palavrinha tupi , "nã", que quer dizer parecido, semelhante. Ou seja, o Paraná foi batizado assim porque lá tem um rio bem grande que é "parecido com o mar"

- Já Pernambuco, o último do trenzinho, ganhou o "para" (que acabou ficando com o som um pouquinho diferente), o "nã" e, de lambuja, um "pu'ka", que quer dizer encontro. Então recapitulando, Pernambuco é o encontro de um rio grande como o mar. Ou melhor, de dois rios: o Beberibe e o Capiberibe.

Aliás, isso de usar rios para dar nomes aos estados é o que mais acontece no Brasil: além desses três, tem também o Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e a Paraíba. No nome desse estado entra de novo a palavrinha "para", que a gente já sabe que significa mar, junto com "a'iba", que quer dizer ruim. Coitadinha da Paraíba!


Mas não é tudo em tupi, não!

Embora o tupi seja a língua campeã na hora de dar nome aos estados (nove deles ganharam nomes em tupi), o nosso bom e velho português também batizou alguns:

- O nome de Alagoas tem tudo a ver com a paisagem de lá. É que esse estado é cheio de...lagoas! Nem precisa explicar que foram essa tais lagoas que aderam nome a Alagoas, né?

- A Bahia também ganhou um nome bem "verdadeiro". Se você der uma olhadinha no dicionário, vai descobrir que baía (sem o h) é um pequeno golfo. Ok, e o que é um golfo? É um pouquinho de mar que entra pela terra, exatamente como acontece lá no litoral baiano!

- E Minas Gerais, por que tem esse nome? Por causa das minas, ora bolas! Foi nesse estado brasileiro que aconteceu o Ciclo do Ouro, no século 16. Durante esse tal ciclo um montão de ouro (é claro) e outras pedras preciosas foram descobertos e explorados em Minas Gerais!

- Os santos também entraram na festa do "batismo dos estados": São Paulo ganhou esse nome por causa de uma igreja construída lá em 1554; Santa Catarina também levou o nome de uma igreja, dado por um tal de Francisco Dias Velho; e o Espírito Santo acabou com esse nome tão "sagrado" porque seu primeiro governante, Vasco Fernandes Coutinho, desembarcou lá em 1535, num domingo dedicado...ao Espírito Santo!




Voltar


Você Sabia? BrasilMundo
Viagem

Procura
Busque no CanalKIDS Busque na WEB